Síganos

Escleroterapia com espuma

03-07-2020 | Brasil

Escleroterapia com espuma

Técnica minimamente invasiva, a foam sclerotherapy é ideal para o tratamento de varizes. O agente esclerosante é injetado na forma de espuma para obter um contato maior e mais longo com o interior das paredes, usando assim uma quantidade menor de fármaco.

Vitamina E, essencial para evitar o declínio cognitivo

03-07-2020 | Brasil

Vitamina E, essencial para evitar o declínio cognitivo

Todas as formas de vitamina E atuam como antioxidantes, e cada forma mostra funções biológicas únicas, incluindo atividade anti-inflamatória e modulação da sinalização celular que podem mediar a perda de células cerebrais.

Coenzima Q10, um poderoso aliado contra rugas

03-07-2020 | Brasil

Coenzima Q10, um poderoso aliado contra rugas

Potente antioxidante que evita a oxidação dos lipídios da pele, protegendo-o dos radicais livres e da radiação UV, adicionado às formulações cosméticas, capaz de reduzir a profundidade das rugas e proporcionar um resultado visível após cinco semanas de uso contínuo.

Antioxidantes, dieta e atividade física: as ferramentas para reduzir o estresse oxidativo

03-07-2020 | Brasil

Antioxidantes, dieta e atividade física: as ferramentas para reduzir o estresse oxidativo

Atualmente, acredita-se que os processos orgânicos do envelhecimento e até a origem de quase todas as doenças crônicas conhecidas e altamente prevalentes (do câncer aos fatores de risco cardiovasculares) estejam intimamente relacionados ao estresse oxidativo.

Ozônio: um elemento medicinal seguro e eficiente

03-07-2020 | Brasil

Ozônio: um elemento medicinal seguro e eficiente

A aplicação de ozônio diretamente no sangue não é dolorosa, carece de efeitos colaterais ou riscos tóxicos; desde que seja realizado sob estrita supervisão de médicos especialistas. Esta terapia não compete, mas é aliada de qualquer tratamento, seja curativo, preventivo ou estético.

Brasil | Antiaging

O consumo de colágeno no tratamento da dor nas articulações

Vários estudos concluem que o consumo de colágeno hidrolisado tem efeitos condroprotetores: regula a diferenciação de condrócitos, evita o afinamento progressivo da cartilagem e aumenta notavelmente a produção de glicosaminoglicanos.

0

Lunes 29 de Junio de 2020 // Por Dra. Silvina Pastrana López  

DRA. SILVINA PASTRANA LOPEZO consumo de colágeno é realmente bom para prevenção de lesões e recuperação e manutenção das articulações?

Nos últimos anos, a venda e comercialização de suplementos de colágeno aumentou claramente, mesmo através da mídia, com a idéia de prevenir lesões nas articulações, acelerar a recuperação quando a lesão ocorreu ou minimizar o dano que aparece nas articulações devido à passagem do tempo.

Portanto, é interessante esclarecer esse assunto, a fim de oferecer aos nossos pacientes mais uma opção no tratamento da dor nas articulações.

O que é colágeno?

O colágeno é uma proteína formada por três cadeias de aminoácidos enroladas na forma de hélice e cujo principal aminoácido é a glicina.

As proteínas formam fibras de colágeno formadas por moléculas interligadas (hélices triplas). Eles são flexíveis e têm alta resistência à tração.


COLAGENO

Existem tipos diferentes, dependendo da localização e do tecido do qual fazem parte:

Colágeno tipo I

- Abundante na derme, osso, tendão e córnea.

- Sua principal função é a resistência ao alongamento.

Colágeno tipo II

- Localizado principalmente na cartilagem, formando fibrilas finas.

- É sintetizado por condrócitos responsáveis ​​pela manutenção da matriz da cartilagem.

- Sua principal função é a resistência à pressão intermitente.

- Esse tipo é o mais utilizado em suplementos e estudos revisados ​​para curar ou manter a saúde das articulações.


O colágeno como suplemento pode ser digerido e absorvido no intestino?

COLAGENO HIDROLIZADO

Uma das grandes discussões na comunidade médica é sobre a possibilidade de assimilar o colágeno que consumimos como suplemento.

Para resolver esse problema, precisamos conhecer certas características específicas do colágeno.

Como, por si só, é uma macromolécula fibrosa insolúvel em água, impossível de ser digerida e assimilada, o colágeno deve ser hidrolisado, quebrando sua estrutura em simples cadeias de aminoácidos que nem sequer têm seu enrolamento característico.

Grupos de pesquisadores desenvolveram um procedimento no qual, a partir de subprodutos dos processos de produção de gelatina, é obtido um hidrolisado enzimático de colágeno muito puro e aplicável para a fabricação de alimentos funcionais e suplementos nutricionais.

Estes são os utilizados para melhorar a capacidade funcional e a qualidade de vida de indivíduos com dificuldades funcionais devido a alterações na cartilagem articular.

O hidrolisado enzimático de colágeno é absorvido corretamente quando administrado por via oral e é distribuído com grande afinidade nos tecidos da cartilagem articular (Oesser, citado em Agut, 2008).

Em suma, apenas suplementos à base de colágeno hidrolisado são adequados para absorção e assimilação pelo organismo.


O colágeno hidrolisado pode se beneficiar no tratamento da dor nas articulações?

Definitivamente sim.

Vários estudos foram realizados que concluem que o consumo de colágeno hidrolisado tem efeitos condroprotetores: regula a diferenciação de condrócitos, inibe sua perda e mantém sua funcionalidade, evita o afinamento progressivo da cartilagem e aumenta notavelmente a produção de glicosaminoglicanos.

Esses efeitos são atribuídos à ação, na cartilagem articular, do dipeptídeo bioativo Pro-Hpro, cuja presença no sangue é a maioria após a ingestão de CH.

Esse dipeptídeo desempenha um papel importante na manutenção dos condrócitos, impedindo que uma dieta rica em fósforo leve à degradação e mineralização do tecido artilaginoso (formação de calcificações nos tecidos moles e descalcificação óssea).

Após o consumo de colágeno hidrolisado, ocorre um aumento na densidade mineral óssea (DMO) e na quantidade de matriz óssea orgânica (colágeno tipo I e glicosaminoglicanos).

Há também um aumento no diâmetro externo da área cortical do osso e uma melhora acentuada na resistência à fratura do fêmur e vértebras.

Outros efeitos apreciados são uma diminuição nos marcadores de reabsorção óssea no sangue e um aumento na proliferação e diferenciação dos osteoblastos, juntamente com uma redução na diferenciação dos osteoclastos e no esvaziamento das trabéculas.

SUPLEMENTO COLAGENO HIDROLIZADO

Estudos concluem que o colágeno hidrolisado modula a formação óssea e a mineralização da matriz e é um agente terapêutico a ser considerado no tratamento da osteoporose.

Estudos indicam que a ingestão de colágeno hidrolisado estimula a regeneração e reduz os sinais de envelhecimento dérmico, gerando um aumento significativo na concentração de fibroblastos e no diâmetro e densidade das fibras de colágeno dérmico, além do teor de hidroxiprolina e tipo colágeno. I e IV.

Também foi demonstrado que é benéfico no combate ao fotoenvelhecimento e ajuda a suprimir os danos à pele causados ​​pela radiação solar UV-B.

Por tudo o que precede, recomendamos aos nossos pacientes com dor nas articulações e doença degenerativa crônica a suplementação com colágeno hidrolisado, sempre associado à vitamina C. Portanto, incentivamos os colegas na indicação dessa terapia.


Dra. Silvina Pastrana López

Diretor Médico da Regentherapy SA e Stem Cell Center Buenos Aires


Fuente: Regentherapy SA

comentarios

Deje su comentario

IMPORTANTE: Los comentarios publicados son de exclusiva responsabilidad de sus autores y las consecuencias derivadas de ellas pueden ser pasibles de las sanciones legales que correspondan. Aquel usuario que incluya en sus mensajes algun comentario violatorio del reglamento será eliminado e inhabilitado para volver a comentar.

Por favor, ingrese el siguiente código y luego haga click en botón de envío. Gracias.

¿Olvidó su usuario o contraseña? /// Si no es usuario, Regístrarse AQUÍ

COMENTARIOS DE LOS LECTORES (0)

Aparatologia

Puntas 100% descartables para microdermoabrasión

Puntas 100% descartables para microdermoabrasión

Lanzamiento único e innovador, la empresa Noto desarrolló New-Peel, un nuevo y único producto para emplear en esta técnica tan difundida. Totalmente descartables y de muy bajo costo, maximizan la bioseguridad en el gabinete, asegurando la protección de pacientes y profesionales.

Trío-Bell de Bellcurvs: la tecnocombinacion de tres equipos en uno

Trío-Bell de Bellcurvs: la tecnocombinacion de tres equipos en uno

Gracias a su cabezal de crio radiofrecuencia, el nuevo equipo de Bellcurvs permite trabajar con distintas tipos de temperaturas: desde los -15° a los 50°. Es decir, permite combinar el frío con el calor durante un mismo tratamiento, ofreciendo excelentes resultados en corporal y facial.

Nuevos productos para fotobiomodulación

Nuevos productos para fotobiomodulación

Laboratorio & Farmacia Roden presenta su set de productos para fotobiomodulación que contienen grupos cromóforos que poseen electrones que absorben energía a las longitudes de ondas (λ) determinadas para cada efecto terapéutico deseado.


Bolsa de Trabajo / Oportunidades

EL QUE BUSCA, ENCUENTRA.

Cosmetologas.com ofrece a todos los profesionales, empresas e instituciones de la belleza la oportunidad de publicar gratuitamente en su Bolsa de Trabajo / Oportunidades , que cuenta con 3 tipos de avisos: Trabajo Pedido (búsqueda de personal), Trabajo Ofrecido (profesionales que buscan trabajo) y Clasificados (compra/venta particular de equipamiento usado, fondos de comercio, alquiler, permutas, etc.).

Para publicar su aviso, complete, a continuación, el formulario online.

síganos en Facebook

Encuesta

Qué tratamiento solicitan más tus clientas?

Calendario Profesional
+ver calendario completo
----------------------------------------------------------------------------------------
VIDEOVITRINA > CARTHAGE ReDefinition Piernas Ligeras
ReDefinition Piernas Ligeras: gel descongestivo con efecto frío que alivia la sensación de hinchazón y pesadez de las piernas. Incrementa la microcirculación, ayuda a mejorar la apariencia de las “arañitas” vasculares, disminuye el edema y mantiene la piel elástica e hidratada. Más info
------------------------------------------------------------------------------------

Piel

Los cinco estratos de la epidermis
Los cinco estratos de la epidermis

Capa exterior y visible de la piel, la epidermis está constituida por aproximadamente un 90% de células epidérmicas (queratinocitos) y contiene, además, células de Langerhans (sistema inmune), melanocitos (sistema pigmentario) y células de Merkel (sistema nervioso). Está dividida en cinco capas.

Dormir poco afecta la piel
Dormir poco afecta la piel

Cuando no se duerme lo suficiente, el cuerpo aumenta los niveles de las hormonas conocidas como "hormonas del estrés". Estas descomponen el colágeno y la elastina, responsables de mantener la piel suave y elástica.

Principales características de la piel según su color
Principales características de la piel según su color

Las distintas razas humanas tienen características específicas que van mucho más allá del color de la piel. Sin embargo, este hecho incluye ciertos aspectos diferenciadores asociados que, de modo general, caracterizan y distinguen una piel blanca de otra morena, negra u oriental.

Dermis conjuntiva: estratos papilar y reticular
Dermis conjuntiva: estratos papilar y reticular

La dermis conjuntiva se divide en dos estratos: el papilar (tejido conjuntivo superficial, delgado y rico en células y vasos) y el reticular (la capa más profunda y gruesa y rica en fibras, que aporta firmeza del tejido conjuntivo cutáneo y se confunde en profundidad con el tejido subcutáneo).

Plan de alimentación antiaging
Plan de alimentación antiaging

La alimentación es la base de cualquier plan antiaging. Comer correctamente y acompañarlo de los suplementos adecuados proporciona energía celular y favorece la reconstrucción molecular. El objetivo es evitar que el oxígeno excedente de las funciones celulares pase a la sangre. De ahí que se potencie al tomar alimentos antioxidantes que absorban ese oxígeno, causa del envejecimiento.

Léntigos seniles, solares, benignos y malignos
Léntigos seniles, solares, benignos y malignos

Los léntigos simples son las pequeñas manchas y pigmentaciones asociadas a la exposición solar o a la edad. Son benignos y sólo representan un problema estético. Sin embargo, pueden tener una variante maligna: el melanoma.